Telo Pinto

Nome Completo:   Francisco Walteliton de Souza Pinto

Partido:   AVANTE

Telefone:   (92) 99111-5918

E-mail:   ver.telopinto@parintins.am.leg.br

Homepage:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

Francisco Waltéliton de Souza Pinto é parintinense, filho de Francisco Hélio Pinto e Olívia de Souza Pinto. Casado, pai de quatro filhos e avô de dois netos.

A maior parte de seus estudos foi em escolas públicas. Iniciou sua vida estudantil no Jardim de Infância Aurora. O estudo do Ensino Fundamental começou na Escola Estadual São José Operário, na qual cursou a 1ª e 2ª séries.

Foi para Belém e ali na capital paraense estudou a 3ª Série no Núcleo Pedagógico de Integração (NPI), da Universidade Federal do Pará (UFPA). De volta a Parintins, retomou os estudos na Escola Estadual São José Operário. Mais uma vez foi a Belém do Pará e cursou a 5ª Série no Colégio Santo Antônio.

Em Manaus, estudou a 6ª Série na Escola Estadual Ondina de Paula. Ao retornar para Parintins, estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo, onde permaneceu até a conclusão do Ensino Médio.

Sua formação superior é no curso de Administração pela Universidade Federal de Tocantins (Unitins). Como administrador, tem carreira marcada por avanços e vitórias, pela sua determinação e competência. Conta com vasta experiência profissional em cargos públicos.

Atuou na Comissão de Artes do Boi Bumbá Garantido (Período: 1999-2004). Foi Diretor Financeiro da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido (2008-2009). Estagiou na Caixa Econômica Federal (2014-2016) e exerceu o cargo de Secretário de Finanças da Prefeitura de Parintins (2014 a 2016).

Por dois mandatos, trabalhou como Presidente da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido. O primeiro de 2009 a 2011; e, consecutivamente, de 2012 a 2014.

Presidiu o bumbá em um momento muito difícil, em que as dívidas do Boi eram altíssimas; os galpões leiloados; a água e a energia da Associação cortadas. Ele não só normalizou a situação, como pagou mais de quatro milhões em dívidas, principalmente trabalhistas dos galpões, em situações judiciais quase irreversíveis. Obteve êxito ainda em afastar as ameaças de leilões da Cidade Garantido.

Sua história de vida tem forte ligação ao Setor Primário. Desde muito cedo, lidou com a terra, com seus avós no Panauaru e Caburi. É produtor e pecuarista.

Em 2019, assumiu interinamente a Associação de Pecuaristas de Parintins (APP). Meses após foi aclamado Presidente. Com experiência administrativa e articulação política, conquistou a revitalização do Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza e a retomada da Feira de Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin), uma das maiores feiras agropecuárias dos últimos anos e a segunda maior do estado do Amazonas.

Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira, em 2016, disponibilizou seu nome para a população parintinense. Com apoio de familiares e amigos que acreditaram em suas propostas conquistou o primeiro mandato, com 856 votos.

Na Câmara de Parintins, o Setor Primário é uma de suas bandeiras. Luta para a promoção do auxílio e incentivo produtivo. Para ir ao encontro do povo debater questões prioritárias de investimentos para cada região, lutou para a retomada das Sessões Itinerantes. Com apoio dos colegas parlamentares, tornou-se Presidente da Casa Legislativa e pôde concretizar o projeto, que surtiu efeitos pois diversas reivindicações apresentadas foram acatadas e outras ficaram em processo para execução.

Como resultado de sua atuação na Presidência da Casa, Parintins saiu da 8ª colocação e alcançou a 5ª posição no Ranking da Transparência das Câmaras dos 62 municípios do Estado do Amazonas no ano de 2019. No mesmo ano outro feito, no Ranking do Controle Interno do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-Amazonas). Em avaliação anterior a Câmara havia obtido a classificação de “deficiente”. O Poder Legislativo Municipal passou a ocupar a 3ª posição no quadro geral e, entre os municípios do Estado, Parintins ficou em 2º lugar.

Por compreender a importância de seu papel, e em gratidão, fez jus à confiança de todos que o delegaram a missão parlamentar. Por atuar pautado na melhoria da qualidade de vida do povo de Parintins e prestar conta de cada trabalho, quase duplicou seu eleitorado e foi eleito para exercer este segundo mandato com 1419 votos.

Telo, como popularmente é conhecido, tem orgulho de contribuir para o crescimento de Parintins. É ciente que ainda há muito a ser feito. Continua seu trabalho pautado nas demandas da sociedade parintinense, seja da zona urbana e, principalmente da zona rural. Com projeto político de ações voltadas para a comunidade, trabalha para introduzir orçamento no município, através de Projetos de Lei, verbas específicas para o desenvolvimento de Parintins.